O amor nos tempos de guerra

O livro A Professora de Piano da autora chinesa Janice Y. K. Lee conta em 382 páginas a história de um casal inglês nos anos 40, que acaba de se conhecer e casar, vai morar na China do pós guerra, onde o marido vai trabalhar na reforma dos dutos de água. Ela, uma mocinha inglesa fútil, fica andando pelas feiras e conhecendo o lugar. Nos encontros com as esposas dos outros ingleses, que já moram lá há mais tempo, ela fica sabendo que pode dar aulas para as filhas dos chineses ricos. Mesmo sabendo só o básico de piano, torna-se professora da filha de um rico negociante chinês. Seu tempo ocioso faz com que arranje um amante, um inglês que mora tanto tempo na China, que se passa por um deles. Ela gosta do marido dócil. Ela gosta do “chinês” que a trata friamente.

A segunda história é da epoca da guerra entre China e Japão, onde descreve os soldados japoneses em detalhes brutais e selvagens.

No final as duas histórias se cruzam de forma já esperada e não há um verdadeiro mistério a ser revelado.

Trechos do Livro: “Eles tinham opiniões sobre política, haviam lido livros dos quais ela jamais ouvira falar e visto filmes estrangeiros, sobre os quais conversavam muito seguros de si.” “_Mas parece um comportamento fora das leis da lógica. _Tudo o que tem a ver com mulheres é fora das leis da lógica.” “Em tempos assim você se preocupa com as coisas básicas: o que comer, onde cagar, encontrar um lugar para dormir. É isso que o impede de ficar maluco.” “Todo mundo só quer viver a própria vida em paz, ganhar um dinheirinho, fazer um amorzinho, morrer com um pouco de comida na barriga. Só isso.”

Um pensamento sobre “O amor nos tempos de guerra

  1. Pingback: O amor nos tempos de guerra — PROJETOS NO PAPEL | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s