Regras para a Liberdade

O_SEGREDO_DA_DINAMARCA_1477498998622253SK1477498998B

O livro O Segredo da Dinamarca da autora inglesa Helen Russell, conta em 368 páginas a aventura de uma jornalista e seu marido em se mudarem para um país totalmente diferente da sua cidade natal na Inglaterra. De acordo com o ranking de felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU), a Dinamarca é considerado o país mais feliz do mundo. A avaliação levou em conta o PIB per capita da população, expectativa de vida saudável, percepção de corrupção no país e liberdade e igualdade dos indivíduos, elevados índices de educação, saúde e renda.

Trabalhando em uma revista, emprego dos sonhos, aguardando promoção e de repente o marido, carinhosamente apelidado de Lego Man, é chamado para ir à Dinamarca trabalhar nas famosas empresas Lego. Então ela resolve se tornar uma free-lancer e trabalhar à distância. E conhecer o país. Então ela tem gratas surpresas e muitas dificuldades, com a língua, com a cultura, com o frio. A mensagem que me passou é que “viver num outro país não é para os fracos.”

O começo do livro é mais emocionante sobre as descobertas que um casal faz ao chegar em um país muito diferente. Do meio pro final tem um teor mais jornalístico com estatísticas e também mostra o lado não agradável como suicídios, excesso de bebida alcoólica, alto índice de divórcios. Nada é perfeito.

Trechos do Livro: “…oferece a seus súditos um sistema de seguridade social, assistência médica gratuita, educação gratuita…” “Não ter idéias próprias é algo muito estranho…” “Hugge é algo que está relacionado com o tempo e com a comida.” “…ter uma casa limpa, clara, com uma decoração atraente desempenha um papel importante no índice de qualidade de vida…” “Se alguém gosta de bancar a vítima, ficando até tarde ou trabalhando demais, é mais provável que receba um folheto sobre eficiência ou gerenciamento do tempo do que solidariedade.”

pedalar-no-inverno-em-copenhagen-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s