Cultura Nativo-americana

 

 

 

screenshot_2018-10-05-10-29-39-1577490964

O livro Ladrões do Tempo do autor americano Tony Hillerman conta em 231 páginas a história de uma civilização perdida de uma tribo de índios-americanos, que vêm suas reservas serem invadidas por antropólogos e pesquisadores sobre sua cerâmica. Uma Doutora desaparece após descobrir sobre a origem desses potes; uma família que foi dizimada há muito tempo e só sobrou o pai desta família, único sobrevivente, também faz parte dessa história de mistério contada de forma lenta. E tudo se passa perto de uma comunidade mórmon que tenta converter os índios.

O problema é que o enredo é de suspense, mas apesar de dar um final para o desaparecimento dos personagens, o autor não explica realmente o final. Deixa a história em aberto. Personagens que parecem espertos e fazem coisas sem noção. E pouca informação sobre a cultura dos índios Anasazi que seria muito interessante.

Trechos do livro : ” Seria lá, quando houvesse luz suficiente no dia seguinte, que cavaria. Violando a lei Navajo, a lei federal e a ética profissional. ” ” O nascer da lua sem o uivo de um coiote seria igualmente impossível, e relacionar um coiote com a polícia de Largo representava a adição de um insulto lindamente disfarçado. Não se chama um Navajo de coiote. A única coisa pior é acusá-lo de deixar os parentes morrerem de fome. ” “Chee teve plena consciência de seus pulmões funcionando, dos poros abertos, dos músculos flexíveis, de sua própria e vigorosa saúde. Era o seu horzo – a harmonia dele com o que o cercava.”

Ouça uma música dos povos nativos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s