Rotina de Escrita

hipster

Nunca é tarde para começar ou retomar a sua história. Comece treinando pra isso. Sabe o que é desafio de escrita? É  pedido por todo instrutor de curso de escrita e não deixa de ser a boa e velha aula de redação da sua professora: ela te dava uma introdução e você tinha que terminar o texto: “Era uma vez uma menino que gostava de soltar pipa….” E todo mundo criava altas histórias. Então, você pode encontrar vários desafios na própria internet e treinar a escrita. É um ótimo exercício.

“George R. R. Martin disse que existem dois tipos de escritores: arquitetos e jardineiros. Os arquitetos estruturam suas ideias de história antes de começar a escrever. Decidem de antemão quem são os personagens, os principais acontecimentos do enredo e o que estão tentando expressar com seus textos. Tais escritores focam primeiro em desenvolver uma visão macro e conceitual da história. Os jardineiros preferem plantar sementes de ideias na página em branco e desenvolvem suas narrativas a medida em que elas vão crescendo e ganhando corpo. São aqueles escritores que gostam de mão na terra, pé no barro, de observar as cores das palavras e sentir a textura das frases à medida que escrevem. Eles começam a criar inspirados por uma ideia aleatória e vão, aos poucos, descobrindo a história que desejam contar.” – Ficção em Tópicos

SUGESTÃO DE DESAFIOS DE ESCRITA:

1 –Desafio do Vocábulo: conte uma parte de uma história que contenha as seguintes palavras:

Catastrófica, Desesperado, Desnorteado, Abespinhado, Fenomenal, Terror, Cismado, Inquisidor, Enfadado. (A idéia é aprender a usar sinônimos e palavras que não são usadas normalmente)

2- Propostas Visuais: Descreva o que está vendo e inclua um personagem ( a idéia é ir tornando o desafio mais complexo com imagens mais detalhadas ou com apenas um objeto)

Circa 1800 Kitchen in Mission

3- Deixe-me um Recado: escrever um e-mail, uma carta, um bilhete sobre a notícia do jornal, com entonação de surpresa. (a idéia é mostrar diferença entre diálogo e conversa)

newspaper

4-O Substituto: 4.1: o radialista faltou; você vai apresentar o programa “Recados do Coração” 4.2: o médico faltou; você vai comandar a equipe em uma cirurgia. Escolha um episódio e descreva. (a idéia é mostrar que você pode falar de assuntos que não entende- pesquise)

5-O Tempo – conte uma história em que o tempo é o vilão da história. (a idéia é usar seres inanimados como personagem)

 

deadline

Quem quiser escrever aqui no post, eu faço um comentário sobre o texto. 😉

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Rotina de Escrita

  1. Pingback: ESCRITA COMPARTILHADA | PROJETOS NO PAPEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s