Admirável Obsessão

colecionador 36671_f3

Livro muito bom, escrito em detalhes a forma como o colecionador de borboletas Frederick, escolhe uma espécie rara para sua coleção: uma moça chamada  Miranda.

O livro O Colecionador de 1963 do autor John Fowles, com 234 páginas (que valem o dobro porque a letra é minúscula!) conta a história do colecionador em três partes: sua versão de como coletou sua nova espécie; a versão da Miranda, prisioneira em um porão que deixou páginas escritas; o desfecho fenomenal porque um colecionador terá sempre a visão de um coletor de raridades. Não assisti o filme, mas não sei se o desfecho real funciona na tela. O livro tem uma tensão em cada parte, mesmo quando o leitor se sente solidário com o raptor porque a vítima é uma esnobe burguesa que se acha acima de todos. A história mostra que a beleza externa é superficial e que não emite luz para o interior; que os olhos podem te enganar no que tange a beleza rara. Acho que a moça do filme não faz juz à descrição de Miranda.

Trechos do livro: “é preciso detestar tudo, em política, arte ou qualquer outra coisa, que não seja profundo, genuíno ou necessário. Não temos tempo para coisas estúpidas e triviais… não vale a pena ver filmes estúpidos e ridículos, mesmo que o desejamos fazer…”

Quer resenha? Clique Aqui.

electronic_butterfly_in_a_jar_anim

Anúncios

Um pensamento sobre “Admirável Obsessão

  1. Pingback: Respondendo Tag Literária | PROJETOS NO PAPEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s