Escrita Compartilhada #1

mapas05

Hoje vou falar de outros métodos de auxílio à escrita. Os  Mapas Mentais são estruturas que ajudam a organizar visualmente a história. consigo ver o começo, meio e fim, os personagens, as idéias. Nessa figura vemos o mapa mental do livro O Pequeno Príncipe. Mesmo quem não leu o livro, consegue responder questões a respeito da história através da leitura do mapa. Esses diagramas são montados da seguinte forma: A idéia principal é a raiz da árvore; o resumo da história é o tronco; a estrutura dos galhos pode se dividir em: personagens, tempo, cenários, plano de ação; as folhas dos galhos podem ser: características, locação, problemas, eventos, final. Então temos: Tronco – estrutura; raiz – tema; galhos – idéias; folhas – detalhes.

futurespence2-preview

O Storyboard  é um guia visual que narra através de desenhos rápidos e com poucos detalhes  as principais cenas de uma obra. Pode ser apenas como inicia cada capítulo ou as partes mais importantes da história. Você pode usar templates prontos pra isso.

storyboard

Escolha o tempo onde vai passar a história e desenhe algo que te lembra o tempo, por exemplo, se a história tiver um clima sombrio, desenhe uma nuvem escura, chuva.

Desenhe as locações dos personagens principais e secundários. A casa ou o local de emprego, ou a igreja.

Escreva a ação principal, aquela tentativa de resolver o problema, onde o evento principal, ou clímax, acontece.

Decida a finalização, as mudanças do personagem em bom e mau.

 

nanowrimo-logo

O NaNoWriMO é uma  ferramentas para ajudar no controle de quantas palavras foram escritas por dia e quanto falta para atingir a meta.  O National Novel Writing Month significa Mês Nacional de Escrever um Romance, então essa ferramenta te impulsiona a cumprir a meta de cerca de 1600 palavras por dia e atingir cerca de 50000 palavras em um mês, o tamanho de um livro. É bom para criar a disciplina de escrita, e como você não tem tempo de revisar, a sua meta é apenas o resultado final. Pode não sair um livro para ser publicado, mas te dá idéia do funcionamento da escrita, do enredo, dos personagens. Tem autores te dando dicas e você recebe um comprovante de participação, que te dá a sensação de “EU CONSEGUI”.

Continue escrevendo. Semana que vem tem mais! =D

Anúncios

4 pensamentos sobre “Escrita Compartilhada #1

  1. Pingback: ESCRITA COMPARTILHADA | PROJETOS NO PAPEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s