Romance de Formação

Romance de formação é aquele que conta a história de um personagem de sua infância, passando por todas as fases até a idade adulta, mostrando as mudanças físicas e psicológicas. Nesse romance Imperatriz,  da escritora Shan Sa, com 351 páginas, a personagem principal, que conta a história em primeira pessoa, seu nome muda como em toda história chinesa, mostra sua vida do nascimento até a sua morte. Ela nasce menina numa época em que ter filhas, não era ser abençoado. Muitas coisas acontecem na sua infância, na sua adolescência até ser enviada pra trabalhar no palácio do imperador, onde conhece um dos muitos herdeiros, se torna amiga dele na juventude e se casa com ele, mesmo sendo contra as regras do Império.

Trechos do livro: “…a liberdade da mulher  começa quando ela compreende a palavra independência: recusar a doçura da seda, a delícia das iguarias, a prisão do amor, a servidão da fecundidade, renunciar aos prazeres, aos desejos, às ilusões.”  “…porque onde há morte, há colheita. O ponto mais alto da poesia é o silêncio, o comprimento de uma pintura é o branco de um papel imaculado, o sábio medita sobre o pensamento vazio…”

Este livro pode ser encontrado com vários tipos de capa, dependendo da Editora; o meu livro é da Ediouro, edição de 2004. Saiba mais sobre a autora Aqui.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s