Ler por Prazer <3

112024138_1gg

Estava lendo sobre o Projeto Leia Mulheres, que acontece como um clube de leitura em várias cidades do Brasil. E uma blogueira postou um gráfico de suas leituras mostrando que aumentou o número de autoras em suas leituras no ano passado. Não sei se me importo com o sexo do autor :/ mas parece que as mulheres resolveram apoiar as mulheres autoras clássicas ou contemporâneas. Gosto de ler se o autor me convencer com sua escrita, se a história for boa, e isso tem as minhas fases de gostar mais de uma coisa hoje e desgostar amanhã… Mas quero ler mais autores – e autoras – nacionais.

Isso tudo pra falar da Jane Austen. É meu primeiro contato com a autora no livro A Abadia de Northanger, com 283 páginas, numa edição bilíngue. A história é contada pelo narrador/autor sobre uma adolescente do séc. XIX que descobre sobre a falsidade, a ambição, o amor, a traição, os desencontros – tudo em apenas uma viagem. Uma adolescente apaixonada por livros e por histórias que se passam em castelos e tem o convite para conhecer a abadia do título. E aí, a abadia não é retratada como eu e a personagem gostaríamos… o título do livro deveria ser outro. Quer resenha? Clique Aqui.

Essa edição é bilingue e tentei ler e comparar, mas há muitos erros de tradução/revisão. Me pareceu que usaram um aplicativo de tradução e depois só fizeram um ajuste. Exemplo:” …sua compleição melhorou; seus traços suavizaram-se ao encorpar e com a robustez;” “…her complexion improved, her features were softned by plumpness and color…” :O  (pág. 9)  “Ela pulou com o que leu.”  “She started at its import.” (pág. 189). Também foram lançados dois filmes – que ainda não assisti. Um de 1987 e outro de 2007.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s