A Categoria de um Livro

por_um_simples_pedaco_de_ceramica_1359426771b

Publicado em 2001 o livro Por um Simples Pedaço de Cerâmica de Linda Sue Park, com 167 páginas, foi o ganhador da Newbery Medal – Prêmio de Literatura Infanto-Juvenil. Não entendo o porque considerá-lo “infantil”, talvez juvenil. A história, se passa na Coréia,  tem nuances que vão passar despercebidas para crianças! E se um livro precisa ser explicado para o leitor, significa que esse é o público errado para esse tipo de livro. a história de um menino órfão criado pelo amigo deficiente físico, que se oferece pra trabalhar para um ceramista – porque quer aprender a profissão, vem descobrir depois que esses segredos só podem ser passados de pai para filho. O livro fala de sentimentos da alma, de enxergar com o coração e de subjetividade não coerente com o público infantil. Claro que pode ser contada para crianças, mas muito da sutileza do ofício de ceramista, da busca da perfeição naquilo que se faz, vai se perder com esse público.

Porque estou dizendo isso? Porque tive esses problemas ao escrever um livro com teor adulto, mas porque os personagens são jovens, a editora queria colocá-lo na categoria infantil. Eu recuso com certeza a concordar com essas crianças precoces que lêem livros adultos. Mas tenho certeza que nós adultos adoramos muito da literatura infantil  =) , quando bem escrita. Esse é o caso deste livro. Ele pode ser usado para explicar às crianças conceitos como Amizade, Perseverança, Honra, Respeito, Propósito, Fé, Curiosidade,

Admiração, Honestidade, Fidelidade.  A capa são recortes de ilustrações de garças voando, citadas na história. Mas existem outras capas mais bonitas. Com certeza vou ler outros livros dessa autora. Quer resenha? Clique Aqui.

i

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s