Leitura Compartilhada #1

jean-christophe-volume-i-romain-rolland-8525041955_200x200-pu6e6af883_11diario1

Já finalizada a primeira parte! =) Livro delicioso de ler! Não consigo parar! O livro é Jean-Christophe, de Romain Rolland, volume I com 384 páginas. A primeira parte, O Alvorecer, termina na página 129. Nessas páginas fiquei conhecendo a infância de JC. Mostra o seu nascimento, neto de um maestro, filho de um músico, que não conseguiram ser bem-sucedidos em suas profissões/paixão.  A mãe, um ser apagado, que se desdobra pra criar os três meninos, porque seu pai bebe todo o dinheiro que ganha. Contado em terceira pessoa, o narrador acompanha apenas os passos de JC. Alguns vislumbres de outros personagens.

Página 35:”O pêndulo da vida move-se pesado…o resto são sonhos…e nesse caos a luz dos olhos amigos que lhe sorriem, o jato de alegria que do corpo materno…a força que existe nele…o oceano fervente que ruge na estreita prisão desse pequenino corpo de criança.”

Desde pequeno não se aproxima do pai, mas gosta da companhia do avô. Passeia com ele, gosta de olhar o mundo, a vida acontecendo nos campos. O avô lhe contava histórias e sua imaginação voava. Não gostava de conversar, apenas sonhar.  sobre seu pai: “Não era um homem mau, mas sim, um homem bom pela metade, o que talvez seja pior; fraco, sem energia, sem força moral, embora julgando-se bom pai, bom filho, bom marido, bom homem…”   Suas idéias a respeito de si próprio, fazia com que o pai de JC, não fizesse nada pra melhorar. JC tentava admirar o pai, da mesma forma que admirava o avô, ou gostava do tio, mas as bebedeiras do pai o afastava cada vez mais.

JC gosta dos sons da natureza, e consegue cantarolar alguns formando melodias que inspiram seu avô a lhe dar um piano velho. Aos poucos ele se aproxima do “móvel” da casa. “…o mais belo porém é quando se colocam dois dedos em duas teclas ao mesmo tempo…não se sabe o que vai acontecer. Ás vezes os dois espíritos são inimigos, irritam-se, golpeiam-se um ao outro…ora com doçura.”

Seu pai vendo um vislumbre de genialidade, e uma forma de melhorar as finanças, resolve ensinar-lhe música. “…ficou contente de conhecer…aquelas escalas que pareciam um rei comandando um exército ou uma tropa de negros amarrados em fila.” Quando não queria mais tocar, seu pai batia em seus dedos com uma vara, aos 8 anos. =/

Seu pai consegue arranjar um concerto para que a criança JC se apresente para o príncipe. E tudo corre muito bem e o público o acolhe com aplausos.

Próxima semana, mais páginas deliciosas de Jean-Christophe. =D

tn500_notas-musicais-colors-50026

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Leitura Compartilhada #1

  1. Pingback: Projeto Leitura Compartilhada | PROJETOS NO PAPEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s