Altas expectativas… :/

O livro “Jeff em Veneza, Morte em Varanasi” do autor londrino Geoff Dyer, com 319 páginas, em seus dados catalográficos está escrito ficção, na nota do autor ao final do livro ele diz que apesar de citar pessoas reais e acontecimentos reais, e de ter estado nos lugares citados no livro, é uma ficção.

Não parece. Parece um roteiro de viagem, onde o jornalista desiste do roteiro e fala o que lhe vem à cabeça. O blurb na capa do livro aumentou minhas expectativas: “provavelmente o melhor escritor britânico vivo.”  Que me perdoem os outros, mas prefiro J.K. Rowling. Vamos `a “história”: se divide em duas partes, a primeira em Veneza e a segunda na Índia. Em Veneza, durante um evento de arte, você fica esperando a morte do título, e toda a investigação porque o jornalista conhece uma mulher bonita e misteriosa e a aí acaba. Em Varanasi o jornalista decide não fazer nada só observar a cidade. E não tem drama, nem comédia, nem romance, nem autoconhecimento, nada. Decepção.

Trechos do livro: “Mas como parar de fazer uma coisa que você nem sequer tem consciência de que faz?” “Eu não renunciei ao mundo; simplesmente fui ficando menos interessado em certos aspectos dele, menos envolvido com ele, e essa diminuição de interesse foi aos poucos correspondida. É assim que funciona. O mundo pára de escolher você; você pára de se sentir escolhido pelo mundo.”

Vamos ler alguns contos e autores brasileiros. =)

Um pensamento sobre “Altas expectativas… :/

  1. Pingback: Retrospectiva 2015… |

Deixe um comentário