LER LIVROS, COM FUNDO MUSICAL

Gosto de ler ouvindo uma música, isso faz com que, quando eu ouço a música novamente, ela me remete ao personagem ou à história. Lembro que quando li Rebecca, nos anos 80, estava ouvindo Richard Clayderman. Ontem, quando essa música tocou num programa de TV, me transportei à Inglaterra, à uma cabana na praia, um barco afundado… Me deu vontade urgente de reler o livro! Me deu saudade da história!

Também gosto de seguir a orientação do autor, por exemplo, eu li Casual Vacancy ouvindo Rihana; lí “Só o vento sabe a Resposta” ouvindo Blowing in the Wind. Todos os livros da série A canção de Gelo e Fogo, do G.G. Martin, ouvi música barroca, estilo medieval.

É como as canções que são escolhidas para contar a história do filme. quem não lembra à qual filme “pertence” a canção I always Love you cantada por Whitney Houston? E como não sorrir ao ouvir o início de “I’ve had the time of my life” sabendo que vai dar tudo certo na dança final? Ou sentir tristeza com Unchained Melody ao lembrar das cenas de amor de Patrick Swayze em Ghost?

ghost1

Mesmo quando leio em ônibus ou em qualquer lugar, o fone de ouvido está lá, para me fazer voar para dentro dos livros. Acho que transformo a história dos livros em verdadeiros filmes dentro da minha cabeça, com trilha sonora e tudo!

Quais são suas trilhas sonoras favoritas? E qual a mais inesquecível?

5 pensamentos sobre “LER LIVROS, COM FUNDO MUSICAL

  1. Richard Clayderman eu adoro! Sempre lembro do meu pai, quando ouço.
    Eu gosto também de ler ouvindo músicas sem letras. Gosto em especial do Ludovico Einaudi, e do Yo Yo Ma. Com letras eu gosto DEMAIS de Passenger (pq como é inglês, não entendo nada kkkk). Ele tem uma voz fantástica, que me acalma.

Deixe um comentário

