SOBRE CRIATIVIDADE

 

typewritergirl-vintage-graphicsfairy21

Os primeiros questionamentos sobre como começar a escrever.

Qualque um pode escrever um livro. Existem técnicas para isso. Não precisa ter “talento” como algumas pessoas dizem. Alguns alunos (e até colegas professores!)  questionaram isso. Qual a diferença, então, entre os que conseguem e os que não? a CRIATIVIDADE.

“CRIA” – você têm que criar uma história com começo, meio e fim. Isso é importante. Toda criança aprende isso na infância. Todas não. Aquelas que ouvem histórias antes de dormir, aquelas que tem professores que lêem livros na “hora da leitura”, aquelas que convivem com livros dentro de casa. Mas toda pessoa sabe inventar uma história, aumentar uma história, melhorar uma história na hora de contar algum acontecimento.

“ATIVIDADE” – essa é a parte complicada. Atividade é colocar a mão na massa. Ter disciplina para escrever dois capítulos por dia, LER muitos livros, revistas e jornais. Assistir bons filmes, viajar e conhecer novas culturas. E escrever sobre isso. Colocar um prazo para terminar um texto, ou um desenho, ou um projeto e conseguir cumprir a meta estabelecida. Não só dar o primeiro passo, mas o segundo, o terceiro e todos os outros.

Parece fórmula “for dumbies”, mas eu gosto de ensinar o método do floco de neve.

No post Escrever Sua Própria História,  eu explico como usar. Algumas pessoas vieram pedir pra mostrar na prática. Vou criar um post só sobre isso: floco de neve  na prática, porque estou parecendo “ghostwriter”. As pessoas me enviam textos “para corrigir”, quando no final querem a idéia de como continuar aquilo que começaram.

O chato é quando você explica, explica e na terceira vez, a pessoa não modifica nada, mostra o mesmo texto. Cadê a “ATIVIDADE”? Aconteceu isso com um professor de filosofia: acertei o texto mostrando como fazê-lo: ele sentou ao meu lado no computador e observou. Na terceira vez, notei que ele prefere pagar pelas correções do que “perder” tempo desenvolvendo um bom texto. É gente, eu cobro por palavra, por lauda, por projeto. E cobro caro, mas mesmo assim, alguns não querem desenvolver a “criatividade”.

MÉTODO DO FLOCO DE NEVE

images

Acho que cada um entende este método de um jeito diferente, não sei. Vou mostrar como eu faço.

Como é a história?

Um escritor pobre que precisa de dinheiro está hospedado num hotel. O hotel pega fogo. Ele resolve passar nos quartos enquanto as pessoas fogem e roubar seus pertences. Na saída ele conta para um homem parado na calçada o que ele fez. O homem é um policial. O que ele deve fazer para não ser preso?

Dividindo os flocos:

parte 1

Parte um: Um escritor pobre que precisa de dinheiro está hospedado num hotel. O hotel pega fogo.

Explicando: Na primeira parte o leitor descobre quem é opersonagem. Então tem que descrever, o que ele faz, porque ele está ali. Descrever algumas características físicas e/ou psicologicas ajudam a criar o personagem. Na primeira parte também ocorre o evento principal: descrever o evento, deixando dúvidas se o evento foi um acidente ou se foi provocado. Isso faz com que o leitor queira ler mais para descobrir.

part 2

Parte Dois: Ele resolve passar nos quartos enquanto as pessoas fogem e roubar seus pertences. Na saída ele conta para um homem parado na calçada o que ele fez.

Explicando: o personagem resolveu agir: deixar dúvidas sobre se ele agiu correto ou não, ajuda a criar um vínculo com o leitor. Ninguém é totalmente bom ou totalmente mau, mas isso deve ser explicado no final da história. Descrever detalhes do evento e do diálogo.

part3

Parte Tres:O homem é um policial. Ele tem que pensar rápido. O que ele deve fazer para não ser preso?

Explicando: Finalização: agora você fidelizou o leitor, que quer saber como a história vai terminar. Aí você já deve ter decidido: ele é um vilão? Então vai preso ou consegue fugir. Ele é do bem, só aproveitou uma oportunidade? Então mostre a decisão dele de forma coerente. Aqui você descreve detalhadamente como ele realizou o seu feito. E  como se saiu dessa. Ponto final.

Termino no próximo post. Tomar suco de laranja me ajuda a pensar. Serve água.

Anúncios

Um pensamento sobre “SOBRE CRIATIVIDADE

  1. Pingback: ESCRITA COMPARTILHADA | PROJETOS NO PAPEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s