Quando o filme é bom, eu leio o Livro

sob-o-sol-da-toscana

Tanto o livro quanto o filme Sob o Sol da Toscana, trazem uma mensagem maravilhosa: você pode mudar sempre, não importa a idade nem o momento. O filme é uma adaptação melhorada, focada no romance nas lindas paisagens da Toscana, na Italia. A autora Frances Mayes, também escreveu o roteiro inicial, então toda a diferença na história é de sua inteira responsabilidade. fica a dúvida: onde acaba a realidade e começa a ficção?

Trecho do livro:

“… O que é essa paixão por casas? Venho de uma longa linhagem de mulheres que abrem as bolsas e tiram amostras de tecido de estofamento, quadradinhos coloridos de azulejos, sete tons de amostra de tinta amarela e tirinhas de papel de parede florido. Adoramos o conceito de quatro paredes. “Como é a casa dela?” Pergunta minha irmã….Eu pego o folheto dos corretores de imóveis nos armazéns quando vou  a algum lugar passar o fim de semana. Houve um mês…fiquei numa casinha…onde desenvolvi uma séria paixão por pátios com fontes e quartos com buganvílias caindo em cascata da sacada. Num verão…cozinharia com pimenta malagueta, usaria jóias de turquesa na forma de flor de abóbora – uma vida diferente, a chance de existir em outra versão.

Por que não uma casa cinzenta, descolorida, feita de madeira, que dá a impressão de ter aparecido na praia, trazida pelo mar? Tapetes de algodão, chá gelado com sabor de pêssego…dormir com as ondas batendo na janela.

Em casa, sonho com outras casas em que morei, nas quais descubro quartos que eu não sabia que existiam…casa após casa, abro uma porta e deparo com mais que sabia haver.

…uma porta dupla fica aberta o dia inteiro e a noite também no verão, a cozinha é muito iluminada e arejada. Uma vespa – será que é a mesma? – entra todos os dias, voando, e bebe água da torneira só pra sair voando em seguida…preparando tomates em conserva, picles de pepino…feito bolos com brandy e descascado montanhas de pecãs para tostar. Nunca faltaram na nossa cozinha lata de brownies e biscoitos.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s